quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

14 de Fevereiro- Conjunção Aquariana



Olá amigos, é muito bom voltar a escrever e poder falar de um assunto que para mim é bastante pertinente, partindo do princípio que sou pisciano e astrólogo, e eu falo da Era de Aquário.

Muito se fala e se debate sobre este tema, principalmente se nós estamos ou não neste novo eon, qual será a data de entrada ou qual foi a data nesta nova era. Antes de nos focarmos em datas, devo lembrar que da mesma forma que os outros tempos foram marcados por características fortes, que até hoje deixam traços, tais como a sociedade patriarcal da era de áries ou a força da religião da era de peixes, atualmente podemos também observar determinadas peculiaridades que são associadas à energia de Aquário.

Alguns exemplos marcantes da transição de eras podem ser observados nas revoluções que começaram a ocorrer no pensamento humano durante a Renascença.O Humanismo e o Iluminismo são ideais bem aquarianos, sem falar que a evolução de determinadas idéias, levou, alguns séculos depois, as revoluções burguesas, nomeadamente a Revolução industrial, Revolução Francesa e independência dos Estados Unidos. Será que alguém percebeu as conexões destes eventos com as energias de rebeldia, individualidade, idealismo, mudança e revolução regidas pelo décimo primeiro signo zodiacal? Isso se chama "Orbe de influência", através do qual uma era inicia a sua influência, de um modo cada vez mais visível, antes do final da era anterior.

Mas por que eu estou falando de século XVIII e era de aquário? A idéia era falar do Hair, mas eu penso que é um ótimo momento para falar de história e astrologia e como essas disciplinas convergem.

Em astrologia, temos um termo chamado de decanato, que é a divisão do círculo zodiacal de 360° por 36 partes de 10° cada, estas partes representam afinidades adicionais que os nativos destes dias terão, além da regência do signo solar e ascendente. Estes decanatos também representam quão "forte" a energia daquele signo está presente no indivíduo e pode-se usar a mesma medida na interpretação das casas da carta astral. A idéia é simples, um planeta no início de uma casa esta mais presente nela, mais motivado e energizado do que um planeta que esta no fim da casa, já mudando de residência, da mesma forma que no meio da casa o planeta já estaria mais "acomodado" ou adaptado aquela energia.

E é exatamente essa idéia que eu utilizo para falar que estes eventos, por mais que tenham ocorrido no velho eon, são sinais claros sobre como as influências já se escreviam no céu, para forjarmos a sociedade com os valores de uma nova era. Na natureza, nada ocorre de um momento para outro, muitos exemplos nós temos para saber que as coisas não mudam como que por mágica, tudo ocorre em etapas, e nas questões humanas são nossas escolhas que projetam novas possibilidades no futuro.

Falando de futuro, no próximo dia 14 de fevereiro, as 7:25 do meridiano de greenwich, vai ocorrer o alinhamento cantado na música clássica Hair do movimento new age:
"Quando a Lua estiver na sétima casa e Jupiter estiver alinhado com Marte então a paz conduzirá os planetas e o amor orientará as estrelas este é o início da Era de Aquario"

Neste momento Marte, Júpiter e o Nódulo Norte estarão conjuntos em aquário na casa 12, também nesta casa estão Sol, Quíron e Netuno e a Lua em Libra conjunta com a Roda da Fortuna na 7.

Sem falar de profecias, porque a era de aquário começou ja faz algumas décadas, mas devemos lembrar que no vedas, existe algo como uma "era intermediária" chamada de era de diamante, que é um momento de convergência das melhores virtudes das últimas quatro eras para o explendor da próxima, estamos bem no meio deste diamante, onde tudo de bom e de ruim esta claro como água para que possamos fazer nossas escolhas.

Esta conjunção traz ótimas energias para a humanidade, a oposição saturno em virgem e urano em peixes, fazendo quadratura com o meio do céu fará com que as pessoas busquem aliar a realidade e a espiritualidade de forma filosófica, generosa e visando um bem maior, isso em conjunto com toda essa energia em aquário, fazendo com que possamos curar nossas feridas espirituais (Quiron na 12) com atitude(Asc), Clareza (Sol) e intuição(Netuno), fazendo com que não nos apeguemos aos defeitos de determinadas doutrinas espirituais, mas sim, naquilo que cada uma tem de melhor. Essa energia será ainda melhor aproveitada quando os sistemas tradicionais estiverem ruindo( Plutão em capricórnio), que será quando as pessoas usarão sua criatividade de forma a construirmos um mundo cada vez melhor e mais afinado com valores humanos .

Essa grande quantidade de planetas em Aquário, tem levado muitas pessoas a falarem sobre a "entrada" na era de aquário profetizada na música famosa, mas como já falei não creio que exista um momento onde possamos dizer que já estamos, a não ser quando ja estivermos com as energias do eon bem firmes, mas isso não significa que eu não tenha minha crença na efetiva mudança, nem que não tenha existido um momento crucial, onde ela tenha sido reforçada, pois eu acredito que esta data ocorreu em 4 de fevereiro de 1962, com a configuração no mapa acima, onde vemos TODOS os planetas clássicos em uma conjunção muito parecida com a do dia 14, onde temos uma parte dos planetas no começo do signo e outra parte no final do signo.

Independente de ser a passagem para a Nova Era, podemos aproveitar para buscar utilizar estas energias de forma sábia, estas formações astrológicas são caracterizadas por sua raridade e por isso mesmo elas são bem poderosas. Lembrando que somos um microcosmo reflexo do Macro, podemos sentir dentro de nós uma ansia por mudanças, por uma espiritualidade clara e razoável está se fazendo presente e que devemos consiliar a "dura realidade" com nossos valores mais interiores de forma harmônica e de forma que possamos melhorar tudo a nossa volta, começando com o que temos por dentro.

Enfim, espero poder ter trazido alguma luz às questões relativas ao dia 14 de fevereiro de 2009, em outro momento falarei melhor sobre a precessão dos equinócios e como são definidas as eras astrológicas.

Grande abraço!

Nenhum comentário: