sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Cozinha dos Signos- Áries


Todos sabem que gosto não se discute, alguns dizem até que somente se lamenta...mas quantos já associaram as características dos signos aos gostos das pessoas?

Este Cara, Chelim Damusvostra, não só pensou nisso como pesquisou por anos as relações dos mapas das pessoas com as comidas que mais lhe apeteciam e ao mesmo tempo o que lhes trazia mais retorno, de acordo com o Mapa Astral de cada um.

Num livro dividido em doze capítulos, cada um dedicado a um Signo, apresenta uma pequena análise dos gostos culinários dos nascidos em cada signo e receitas que podem ser preparadas com facilidade pela clareza das explicações, das mais simples às mais exóticas, mas todas muito saborosas. Na introdução do autor, ele ensina que exatamente por existir uma relação harmônica entre a posição dos astros e os indivíduos, também há entre estes e os alimentos que a terra lhe oferece a cada ano, ou seja, seguinto as instruções para cada signo, devemos dar prioridade aos alimentos da estação que estamos.

Pretendo colocar nos próximos posts as relações de cada signo e algumas receitas associadas, começando é claro por Áries, o primeio signo, sempre lembrando que estes toque valem para quem possui energias fortes de Áries no mapa,como Ascendente, Marte ou Stellium, não nescessariamente o Signo do Sol.

O Ariano evita, instintivamente, os pratos mais elaborados, os cardápios mais rebuscados, antes de tudo é frugal, pouco exigente.
Ao mesmo tempo revela impaciência: detesta refeições prolongadas, a imobilidade o irrita, prefere o tipo de refeição à americana, comer de pé, servir-se à vontade. [Quando se juntam os signos de fogo e um taurino, a expressão" Coma o quanto aguentar" pode levar um restaurantes à falência!=)]
Pratos quentes excitam ainda mais quem possui forte influência de Áries, por outro lado, pratos frios funcionam como sedativo. Gostam de carne, e adoram um churrasco, molhos apimentados, nas bebidas dão preferência ao vinho seco e aguardente.
As frutas de todo tipo e da forma que lhe aprouver, são ótimas sobremesas. Leite e derivados, mel, grãos, tomate, beterraba e limão são itens que devem ser frequentes na mesa deste signo.

Aquilo de que gosta
Atacar, mesmo à mesa, e com música. Os alimentos ricos, as carnes suculentas e tudo o que é vermelho: os pimentões, os tomates, os frutos,os molhos, os gelados vermelhos, os sorvetes coloridos com predominância vermelha. A cozinha árabe, as iguarias africanas, o que é salgado, apimentado e, principalmente, o que congestiona.

Aquilo que detesta
As dietas, o vegetarianismo, o macrobiotismo, as saladas cozidas, os cereais,os pratos desenxabidos. O tirar a casca aos caranguejos, mexilhões. A cozinha chinesa, a japonesa. As músicas xaroposas e as refeições que se arrastam.

O que é bom para ele

O sal grosso do mar, os sumos de mirtilo e de groselha. O queijo. As bebidas quentes não açucaradas.
O vinho tinto, quente, no Inverno. O atum, linguado, barbo, truta, salmão fresco.
Todos os legumes com raízes: cenouras, nabos, cercefi, rabanetes rosados e negros, girassóis,cebolas cruas. Os alhos-porrós, o alho, o cebolinho, as couves verdes, as ndívias, o taráxaco, as algas dietéticas. O arroz integral, a aveia, o trigo, o trigo mourisco, o milho miúdo em sêmola, as bolachas de centeio, o milho, a cevada. O frango, o carneiro, as carnes vermelhas grelhadas ou cozidas. As maçãs, os morangos, as castanhas, as amêndoas, as avelãs.

O que lhe faz mal

Tudo o que o congestione e lhe suba à cabeça: os condimentos, as especiarias, as fragrâncias, a pimenta, os pigmentos, o caril. As carnes de conserva, a charcutaria gorda, a manteiga. O leite, os ovos, os peixes gordos, os crustáceos. Os espargos, berinjelas, alcachofras, pepinos, couves vermelhas, beterrabas,batatas, agriões. As laranjas, ananases, bananas, figos, tangerinas. Os sumos químicos de frutos, a cerveja, a limonada, o chocolate e,principalmente. O açúcar, que é muito mau para a sua circulação cerebral. Agora seguem duas receitas que o autor do livro " A Cozinha Astrológica" separou para Áries, agora olha seu mapa e veja quanta coisas tem nesse signo, seja o PRIMEIRO a fazer estes quitutes e Bon Apetit!

Pimentão com Orégano


6 pimentões verdes grandes
2 colheres de sopa de azeite
4 tomates maduros Sal a gosto
2 colheres de sopa de orégano

Modo de fazer:

1- Corte os pimentões em quatro partes; retire as sementes e os ligamentos brancos. Corte os tomates em pedaços e retire as sementes,mas deixe a a casca.
2- Refoque os pimentões no óleo ou azeite; quando estiverem corando acrescente os tomates e o orégano,prove e tempere com sla a gosto.
Tampe a panela para não secar. Sirva Quente.

Banana ao Vinho

4 bananas d´água( 1 por pessoa)
1 xícara de vinho tinto seco.
1/2 xícara de açucar
4 cerejas/ameixas em conserva para enfeitar.
1/2 xícara de água
1 pau de canela

Modo de fazer:
1- Descasque as banas, corte-as em três ou quatro rolinhas cada uma. Reserve.
2-Ferva o açucar com a água e a canela até ficar bem dissolvido. Junte as bananas, o vinho e cozinhe até ficarem macias. tire do fogo, espere esfriar. Reserve a calda.
3-Arrumes os rolinhos de banana em quatro tigelinhas. Regue com a calda e enfeite com as cerejas ou ameixas.

Livros de refrerência:

A Cozinha Astrológica de Chelim Damuvostra.
A Cozinha Astrológica de Marie Geberg & Monique Maine

7 comentários:

Unknown disse...

Culinária? huuuuummm... está ficando cada vez mais interessante! Ficarei faminto até chegar em Sagitário! kkkkkk
...até lá!

Unknown disse...

eu estarei esprando TOURO!!!!rs
pq comer é comigo mesmo!!!rsrsrs

Rafael Laman disse...

O Helcius deu mais sorte que o André, as receitas de Touro saem na próxima semana, já as de sagitário ainda vão demorar um pouco...Obrigado pela presença e voltem sempre!!!

Unknown disse...

Eu fiquei curiosíssima pra saber de libra! RS
Vou ficar na expectativa!

Unknown disse...

Achei super interessante essa matéria, vou esperar tb o que o leonino gosta de comer,na minha opinião como boa leonina q sou acho q a resposta é TUDO...vou continuar lendo, amei as receitas tb, sucesso sempre.

Luciana disse...

Taurina que adora cuzinhar curiosa por saber sua culinária!
Mas como tenho meu ascendente em Áries devo dizer que as bananas ao vinho me fizeram adiantar em 10 minutos meu almoço.
Agradecida.

Rafael Laman disse...

Certa a resposta!!!

Isso e mais...Tudo e algo mais...

Essa e a primeira palavra de leão em aquilo que gosta.