quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mapa Astral, o que dá para ver?


Olá amigos!

Vou escrever um pouco sobre o que podemos ver ou não num mapa astral.

Pode parecer estranha essa abordagem, mas é muito comum as pessoas procurarem por um astrólogo achando que encontrarão um adivinho, mago ou terapeuta. Claro que atuar como astrólogo é fazer um pouco destes papéis, mas nunca é o de fazer o trabalho que somente pode ser feito pelo indivíduo. A Astrologia se baseia no segundo princípio hermético,o da correspondência,que ensina que Tudo É em cima no Céu como É embaixo na Terra.

Não é júpiter que influencia seu fígado, mas sim ambos são representações das mesmas energias, um em escala Macrocósmica e outro em escala microscómica.

Ao estudarmos um mapa astral, a busca do autoconhecimento é algo primário em nossas observações, com a imagem representando o momento do nascimento, temos ali um potencial que é definido não somente pelas estrelas, mas devemos lembrar o papel de cada um e do todo neste processo.

Olhamos na carta natal, num primeiro momento,os luminares ( O Sol e a Lua) e as casas angulares de forma a termos alguma informação sobre as energias básicas que formam a personalidade do indivíduo, podemos ver quais elementos se fazem presentes nestes pontos chaves do mapa.

Devo lembrar que o conceito de signo variou com o passar do tempo, até o século XIX o signo a que uma pessoa se referia era derivado de seu ascendente e para os antigos, não era um, mas sim quatro os signos responsáveis pela regencia do indivíduo e estes signos eram os que estavam presentes nas casas angulares(ascendente,descendente,MC e IC). A Atual forma de entendermos signo= signo solar derivou da própria evolução humana, através do sistema heliocêntrico, percebemos a grande influência do sol em nossas vidas e acabamos por associar este valor à astrologia.

O Sol representa nosso espírito, nossa essência,aquilo que temos como impulso mais interno, é a energia que mantêm os outros planetas trabalhando de forma harmônica. O Sol num signo de fogo ou de ar tende a dar características mais ativas a personalidade da pessoa, uma energia de expansão, atividade esta que se expressará de forma bem menos nítida quando os elementos principais forem água e terra. É como nós agimos diante da vida, quando tomamos atitudes que fazem referência aquilo que é realmente nosso.

A Lua representa nossa alma, a forma como nos adaptamos ao mundo, é como nós reagimos diante da vida. Enquanto o Sol esta bem energizado com o fogo ou o ar, já sua consorte tem suas afinidades associadas a terra e a água, demonstrando sua receptividade e natureza aconchegante.
Quando a lua e o Sol estão em elementos opostos ou com pouca afinidade, muitas vezes a forma da pessoa manter suas relações com o mundo é um tanto quanto ambígua, ou até surpreendente. Como exemplo podemos observar um sol em Peixes com uma lua em leão, luminares em elementos opostos, a forma reativa de uma lua de fogo pode nem sempre representar verdadeiramente os impulsos( ou falta deles) de um pisciano.

O Ascendente e os ângulos como um todo podem definir, não somente a máscara ou roupa social(Asc) mas podem dar mais clareza a nuances que se apresentam em localidades específicas da vida. Um bom exemplo disso é que ao comentarmos sobre a seriedade de um ascendente em capricórnio, não podemos deixar de ver que o descendente em câncer, apresenta certa face terna aos sócios e companheiros, o fundo do céu em áries dá um toque mais rude nos tratos familiares e o Meio do céu em libra torna a energia de capricórnio voltada para o estabelecimento de sociedades justas e que tragam retorno para todos os integrantes,dando a cada um o mérito correspondente. Estas casas angulares também serão influenciadas pelos ângulos formados pelos luminares, logo um sol de água irá enfatizar as energias das casas de água aumentando ali as experiências derivadas deste elemento.

Aos poucos pretendo falar mais destes conceitos!

De forma pontual falarei de cada elemento do mapa natal.

Grande Abraço!



Um comentário:

Atena disse...

É muito interessante isso mesmo! Daí aquela coisa da pessoa ter o sol em peixes ou em algum determinado signo, mas não parecer. É bem provável que ela tenha uma lua em um signo oposto ou de um elemento bem diferente. Por isso hoje em dia já está bastante difundido er em mente a tríade sol, lua e asc, assim podemos mesclar essas três influências e perceber o que o indivíduo herdou disso!...

Esperando o post de ascendente e descendente...^^


Lux