terça-feira, 29 de abril de 2008

Astrologia como forma de Autoconhecimento



A idéia, fortemente presente na astrologia, de que nosso mundo humano é um reflexo do “mundo dos astros” é o que nos permite, através da observação do céu, entender a nós mesmos.


Os planetas funcionam como nossos próprios "deuses" interiores, energias individuais que circulam em nosso organismo e podem ser desenvolvidas de variadas formas, mas com determinadas tendências, características da própria energia. Podemos observar, por exemplo, alguém com uma forte energia de terra no seu mapa natal e que pode ter suas experiências transcendentais, se apegará, porém, firmemente aos aspectos mais concretos na maioria das questões.


A idéia dos planetas na astrologia pode ser entendida, de certa forma, como o conceito dos chakras apresentados como centros de energia do corpo que estão constantemente em comunicação, e de uma boa relação entre essas energias depende o bem estar em todos os níveis, emocional, físico, psíquico, social, etc...


Através do estudo do mapa natal de cada pessoa podemos encontrar propostas individualizadas de trabalho destas energias, afinal, por mais que determinada dieta, religião, exercício, alimento, atitude, faça bem a um grupo, não quer dizer que faça bem a uma pessoa em específico.


Ao observar a disposição dos planetas num mapa astral suas posições por casas (aspectos da vida) nós temos muitas informações. Mesmo numa primeira olhada, ao vermos certa concentração de planetas em um ponto já percebemos uma mensagem de que aquela área da vida é algo muito importante para a pessoa e dependendo de como aquelas energias estão relacionadas com o restante do mapa iremos perceber algumas possíveis formas que o fluxo (ou não) daquelas energias estão representando para o indivíduo, em vários níveis.


A mesma análise planetária, na astrologia permite uma série de abordagens, depende do enfoque e do que queremos ver, um mesmo símbolo pode falar de diferentes tonalidades em diferentes temas, marte em touro na 2 por exemplo, pode nos dizer que a pessoa terá sucesso financeiro mediante trabalho duro, quando referente a questões financeiras e também fala que a pessoa pode ter uma certa tendência a comer demais, ambas as configurações devem ser corroboradas por outros aspectos do mapa.


Características fortes da personalidade se mostram presentes de imediato no mapa da pessoa e dependendo da localização na carta natal, certas energias serão sentidas no trabalho, na família, na intimidade, na saúde... Aprender a perceber estas influências e ter a sensibilidade de lidar com elas é um dos objetivos da análise astrológica, sabendo que determinados fluxos são mais intensos que outros, podemos canalizar as energias e/ou buscar desenvolver outras forças em nosso mapa.

Quanto mais compreendemos as variáveis presentes no pensamento astrológico, mais amplas serão nossas perspectivas diante da existência, pois, poderemos buscar novas abordagens para antigas situações, nos conhecendo, conheceremos melhor o próprio universo.



®Rafael Laman

Um comentário:

Cláudio Carvalho disse...

Quando você se tornar um Processador do PEAT esta visão terapêutica que você colocou para a Astrologia será enormemente ampliada. Boa sorte e conte comigo.
Nosce te ipsum.
Grande abraço.

Cláudio Carvalho