terça-feira, 29 de abril de 2008

ASTROLOGIA HOLÍSTICA

Antes de começar a falar sobre o que gosto de chamar de Astrologia Holística, gostaria de esclarecer que esse termo é apenas uma forma de rotular facilmente algo que não possui rótulo. Esse nome inclusive é um equivoco, pois como tentarei demonstrar, a Astrologia como as pessoas entendem, não existe!

O que eu pretendo mostrar é que existe uma forma de Pensamento Astrológico ou Lógica Astrológica. Esta sim consiste numa forma de conhecimento e aprendizado que será utilizada em várias partes da vida e é utilizado há séculos pela humanidade.

Ao pensar em astrologia nossa mente recorre a arquétipos tão instáveis, que ao perguntarmos sobre astrologia para algumas pessoas cada uma traz em mente imagens próprias, apesar de figuras comuns surgirem em profusão.

A Astrologia, como colocado pelos “profissionais”, está muito mais para arte por estar DIRETAMENTE ligada a capacidade do “Astrólogo” e não a determinados parâmetros, tão exatos como imaginam muitos, apesar de que, como diz Stephen Arroyo1, “mesmo sem a certeza do Ascendente, alguém com um livro básico de astrologia consiga cerca de 60% de acerto, isso se deve mais a conceitos intrínsecos desta forma de pensamento, do que a algum arcabouço exato de pensamento”.

Um Astrólogo para se considerar como tal deve, mais do que fazer um curso específico de astrologia, ter um hábito que alimenta a alma humana, a leitura, e com isso logo perceberá algo que pode ser frustrante para um iniciante sem tanta paixão: Muitos livros se contradizem, se rivalizam e mesmo apresentam opiniões opostas sobre o mesmo tema. Exemplos disso vemos na significação das casas e de alguns conceitos que não deveriam se apresentar de forma tão “obscura” como o conceito de retrogradação, interceptação e mesmo alguns aspectos como oposição e quincunce.

Para sair desse labirinto cognitivo, devemos seguir o ditado alquímico: Ler, Ler, Ler, Reler e Trabalhar, para encontrar nosso próprio significado nesse emaranhado de possibilidades.

O Pensamento Astrológico como eu o encaro é uma “lógica” pertinente ao modus operandi inerente à astrologia. Alguns conceitos que acredito serem fundamentais como, por exemplo, o tempo astrológico que se desdobra através de ciclos sobre ciclos, das variáveis planetárias sobre as variáveis dos signos e mais as variáveis das casas, com tônicas dadas pelos ângulos dos aspectos, esses conceitos são fundamentais nesta forma de pensar.

A Astrologia e suas muitas facções, tais como, astrologia kármica, analítica, antiga, mundial, cartográfica e eletiva só vem para mostrar como esse conceito de “A Astrologia” é fragmentado e ao mesmo tempo coeso no corpo do pensamento astrológico. Aquele que sabe e entende os valores básicos do pensamento astrológico, este será habilitado a “ler” um mapa cartográfico, natal ou eletivo, pois, saberá fazer as devidas associações quando olhar um “Ascendente em Escorpião” e uma “Lua em Libra” em qualquer tipo de mapa, pois, mesmo sendo acepções diferentes dos termos, os conceitos básicos e formas de organização das idéias, “astrologicamente falando”, é consistente e de certa maneira acessível, para aquele que entendeu “as chaves”.

Ao olhar um mapa de um momento ou de uma pessoa, o “Astrólogo” fará a tradução daqueles símbolos cósmicos para idéias mais “concretas” (o que será delineado pela idéia de variável sobre variável, onde definiremos, por exemplo, Lua (planeta) em Leão (Signo) na casa X, entendendo as palavras chaves destes conceitos podemos ver aqueles que se reafirmam, fortalecendo determinadas características da presente energia).

Essa lógica astrológica nos remete a conceitos hoje bem definidos como a idéia de DNA, (molécula, que reproduz o código genético, e é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, uma escada espiral cuja disposição dos degraus se dá em quatro partes moleculares diferentes. Esta disposição constitui as chamadas quatro letras do código genético). O DNA é estas idéias básicas que formam os seres orgânicos, daí as idéias fundamentais da astrologia que também definem todo tipo de análise, conhecendo estas idéias básicas podemos observar um mapa de diversas formas e os seres também.

Surge então a idéia de Astrologia Holística. Não que seja mais uma modalidade de astrologia, mas sim uma forma de abordagem utilizando este pensamento astrológico; com esta abordagem nós visamos o auto-aperfeiçoamento e a conexão com as verdadeiras energias cósmicas.

Uma idéia pertinente ao pensamento astrológico, e pouco observada é que sendo cada um de nós representados pelo Sol, como ele nós apenas vemos reflexos de nossa própria luz nos outros planetas ou vemos a Luz de nossas estrelas irmãs; essa idéia expressa em si como a individualidade de cada um é divina e ao mesmo tempo limitadora, pois só temos estes dois olhos aqui na Terra e esta nossa visão de mundo.

Acabamos entendendo que a realidade é muito mais pragmática e pessoal do que gostaríamos e as decisões são mais nossas do que imaginamos.

O Conceito de Quatro Elementos é outra idéia fundamental na compreensão desse pensamento, pois a partir daí entendemos como a personalidade pode ser plural, lembrando novamente das idéias alquímicas de que tudo é formado por certas quantidades destes elementos, somando e subtraindo fogo, da terra, da água e do ar, vamos encontrar a natureza daquele que o mapa em nossas mãos representa. E com a Astrologia Holística observaremos como podemos equilibrar a natureza daquele ser, sabendo que alguns devem estar aqui para utilizar as suas energias e outros as devem complementar para uma melhor atuação em todos os planos, afinal alguém com pouca terra no mapa PRECISA exercer atividades ligadas a este elemento, enquanto alguém com muita terra, provavelmente fará estas atividades naturalmente e isso pode ser o empecilho para outros elementos agirem.

A análise de um mapa natal consistirá principalmente numa leitura de como o indivíduo se relaciona com as energias a sua volta, uma (ou mais) entrevistas são necessárias para delinear conjuntamente um mapa natal, pois, mais do que simples dados de livros, devemos observar como a natureza individual da pessoa trabalhou estes anos com aquele mapa .

Cada um pode trabalhar com as energias da maneira que lhe for mais fácil, literalmente a lei do menor esforço. Isso gera muitas vezes alguém rico em fogo, porém apático, por já ter se “Consumido” nas próprias chamas ou alguém muito “aquático” que é frio e “racional”, por já ter naufragado no turbilhão emocional interior, da mesma forma alguém com pouca terra pode desenvolver esta fraqueza e tornar-se extremamente prático.

Enfim, a Astrologia Holística, para além de (mais) uma modalidade astrológica é uma forma de abordagem que como o próprio nome diz quer ir além do superficial e imediato. Terapeuticamente falando a análise de vários mapas no decorrer da vida de alguém, juntamente com seus trânsitos podem auxiliar muito no entendimento da evolução da personalidade do cliente, onde perceberemos a formação de bloqueios, revoluções emocionais, traumáticas ou não, que fizeram esta pessoa chegar até você, um trabalho em longo prazo estudando suas cartas astrais pode levar a um entendimento de como somos afetados por determinados movimentos e buscar trabalhar efetivamente para ter essas energias a nosso favor ou minimamente entender o que devemos aprender com este movimento celeste.

©Rafael Laman 2007.

Bibliografia:

Stephen Arroyo – Normas Práticas de Interpretação do Mapa Astral – Ed. Pensamento.

Marion D. March e Joan McEvers – Curso Básico de Astrologia. Volume I.

Richard Strauss – Indícios Kármicos no Mapa Natal. Ed. Pensamento.

Warren Kenton – Astrologia Cabalística – Ed. Pensamento.

Donald H. Yott – Signos Interceptados e Reencarnação – Ed. Pensamento.

André Barbault – Manual Prático de Astrologia – Publicações Europa.

Nenhum comentário: